Recurso INSS: Teve seu benefício negado?

Você deve ter chegado nessa página porque teve seu recurso INSS negado. E agora, o que fazer? Sua ajuda está aqui, basta ler o artigo com atenção.

É simples, basta ter todas as informações em mãos, como documentos pessoais e todos os papéis que foram usados nesse processo judicial.

Tenha a certeza de que você está dentro do prazo legal de 30 dias para responder que não foi concedido a você. Se estiver tudo organizado, vamos ao próximo passo.

O que eu faço quando o meu recurso INSS foi negado?

Seu pedido de benefício no INSS foi negado?

Os seus direitos estão seguros, fique tranquilo!

A previdência teve os seus motivos para negar o benefício que pediu. Porém, você tem o direito de recorrer em até 30 dias depois que ficou sabendo da decisão negativa. Entenda aqui quais são os procedimentos a fazer.

O que se deve fazer agora é enviar o recurso INSS pelos Correios. Coloque junto com documentos todos os motivos pelo qual você achou injusta a decisão tomada, que foi contrária a seu favor.

Saiba que você vai precisar de motivos verídicos para contornar toda essa situação e fazer com que a previdência social reverta esse quadro.

Então não perca tempo com as provas que você já mandou e arrume outras para reafirmar os motivos de você estar pedindo esse benefício.

Todas as cópias que você enviar tem de ser autenticadas!

Caso não deseje isso, somente os seus documentos originais devem ser apresentados, com isso você deve comparecer à agência para a apresentação.

recurso previdência social

O recurso INSS que você levar aos Correios pode ser enviado através de uma correspondência comum, e também está disponível a opção de utilizar o aviso de recebimento (AR).

Assim fica mais fácil pra você saber quando a correspondência foi entregue e se está dentro do prazo estabelecido por eles.

É muito importante você enviar o quanto antes o seu pedido de reconsideração! Se o prazo estourar você pode perder o seu benefício!

No site oficial do Ministério da Previdência Social você pode ver quais são as agências mais próximas de sua casa. É preferível você enviar todos os papéis para a mesma agência que você consultou no começo, caso isso seja possível.

As informações necessárias para buscar onde é o escritório mais perto de você são rápidas, informe o seu CEP, UF e o município onde reside. Consulte o site clicando aqui.

Requisitos necessários para apresentar um recurso ao INSS

Os requisitos necessários para apresentar um recurso ao INSS são bem simples, basta enviar o requerimento administrativo com a decisão tomada e junto com ele os seus documentos. Lembrando que as cópias devem ser autenticadas!

Se não for possível, você só pode apresentar o protocolo com os documentos originais. Assim, leve eles a uma agência.

Uma certidão com foto e o número do CPF já são mais que suficientes para incluir no envelope que enviar. Caso ache necessário colocar mais alguma prova, fique a vontade.

No site da Previdência Social (que você pode conferir acessando aqui) existe um formulário para ser preenchido. Junto com os seus documentos e o requerimento administrativo, ele também deve ser enviado para que você garanta o seu pedido.

O primeiro formulário, chamado “Formulário modelo à Junta de Recurso” é utilizado para a 1ª instância. Primeiramente, o pedido deve ser redigido e enviado para a junta de recursos.

Se existir mais de um pedido sendo julgado pela Junta de Recurso (na 1ª instância), você pode entrar com um novo pedido por outra (nesse caso última instância). Aqui ele será redigido para a Câmara de Julgamentos.

O formulário também está no site e se chama “Formulário Modelo para Recurso à Câmara de Julgamento”.

São poucas as informações que necessitam ser preenchidas. No formulário você precisa colocar o seu nome, endereço completo, motivos, os números dos documentos oficiais e assinar.

Na ficha que será endereçada à Câmara de Julgamento, além dessas informações você deve fazer um breve discurso do porquê não concordar com a negação da Previdência Social do seu pedido de benefício.

Saiba o que você pode fazer quando não concordar com a decisão do INSS

Esse método administrativo é usado por todo aquele que não concordar com alguma decisão que foi tomada pelo INSS, em qualquer parte do processo que esteja. Tenha conhecimento aqui sobre os seus direitos do recurso INSS!

previdencia social

Todo o recurso que você apresentar deve ter a sua assinatura e o registro de todas as explicações. Porque você não concorda com a decisão tomada?

Explique. Cada pessoa que deseja utilizar esse meio tem até 30 dias para apresentar uma resposta depois do conhecimento da decisão.

O que é o INSS e para que ele serve?

O INSS, que significa Instituto Nacional do Seguro Social, é um órgão da Previdência Social (para entender mais sobre a previdência social acesse esse link).

Ele é o encarregado de cuidar de todos os pagamentos relacionados à aposentadoria e todos os demais benefícios de cada trabalhador do país que contribui com a Previdência Social.

Ele serve para garantir que os contribuintes irão receber todo mês seu benefício quando se aposentar. Outra vantagem que apenas os contribuintes têm acesso é de ganhar auxílio-doença quando acontecer algum acidente de trabalho ou passar por problemas de saúde.

Além desses benefícios, a previdência garante para todo cidadão:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por idade ou invalidez;
  • Pensão por morte;
  • Décimo terceiro salário para todo aquele que se encaixar nas exigências;
  • Salários para mães em período de gestação e amamentação;
  • Ajuda de custo quando sofrer um acidente;
  • Reabilitação profissional;
  • Auxílio-doença;
  • Entre outros.

Observação: Tanto o empregado quanto o empregador fazer as contribuições mensais.

 

 

recurso inss

 

Você ainda tem alguma dúvida?

Caso ainda tenha alguma pergunta para fazer acesse a Central de atendimento do INSS. Ela está disponível de segunda a sábado, das 7h da manhã até 22h da noite.

O horário está seguindo o fuso horário oficial, que é o de Brasília. O número que atende todas as ligações sobre dúvidas relacionadas à Previdência Social é o 135.

Espero que todas as suas dúvidas relacionadas ao recurso INSS estejam sanadas! Aqui todas as informações foram expostas, dando a você vários motivos para correr atrás de seus benefícios.

Infelizmente, a lei no nosso país não é tão rigorosa, então existe a possibilidade de você ter que esperar mais de 30 dias para ver o seu caso solucionado.

No entanto, é um direito seu correr atrás de todo o auxílio que o governo Federal promete. Está na lei, é um direito do cidadão!

Não desanime se acontecer algum imprevisto, e tenha sua mente focada em ter todos os seus benefícios em mãos.

Sejam mães que necessitam de ajuda para cuidar dos filhos, parentes que se consolam com a perda de um ente querido ou idosos que necessitam de um dinheiro a mais para cuidar da saúde. Independente do motivo que você precisa da ajuda financeira, os seus diretos estão sendo guardados pela lei. Corra atrás deles!

Confira também:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *